Da revolução dos negócios ao carro customizado: como a indústria 4.0 vai mudar a sua vida

0
105
tendencias-manufatura-industria-4.0

Você está dirigindo e uma luz no painel acende indicando que o carro precisa de uma revisão. Você aciona um botão no painel, que manda uma mensagem para a montadora, um guincho busca seu carro no trabalho ou onde você estiver na parte da manhã e depois do almoço o veículo terá sido devolvido. Simples assim.“É esse processo que a aplicação da indústria 4.0 pode trazer no futuro. Um serviço ágil, por meio de inteligência artificial e internet das coisas (IoT) e outras tecnologias integradas. Esses recursos fornecem análises de rotinas produtivas e de funcionamento de processos, o que promove uma gestão melhor e mais qualidade nos resultados. E as redes têm uma relação comunicacional que podem reportar falhas – como essa do carro”, explica Milad Kalume Neto, diretor de novos negócios, da consultoria automotiva Jato Dynamics.

O serviço do setor automotivo é apenas um pequeno exemplo do que pode acontecer com a chegada da indústria 4.0. Provavelmente você já ouviu o termo, mas os processos envolvidos na chamada Quarta Revolução Industrial são inúmeros.

“As revoluções anteriores trouxeram uma aceleração da produção, primeiro com animais, depois com a mecânica e posteriormente com linhas de produção. Só que a chegada da indústria 4.0 inclui a gestão de qualidade por meio de dispositivos inteligentes”, explica Rebeca Toyama, especialista em desenvolvimento de carreira, e que estuda a Revolução 4.0 e seus efeitos no mercado de trabalho.

Muito da revolução provocada pela indústria 4.0 vem do simples fato de que as máquinas passam a conversar entre si, por meio da conexão à internet.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions. Para continuar lendo, visite o site Infomoney com a matéria completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui