5 invenções que transformaram a indústria automotiva

A indústria automotiva revolucionou o mundo ao longo da história. Ao mesmo tempo, uma série de invenções do setor trouxeram um grande impacto para a área. Afinal, o carro como conhecemos é resultado de uma variedade de melhorias que aconteceram durante décadas de pesquisa e desenvolvimento.

Algumas dessas invenções revolucionaram o setor automotivo e, hoje, nem imaginamos os carros sem esses recursos. Vale lembrar que a indústria automotiva segue em constante transformação e, muito em breve, podemos presenciar outras grandes invenções, principalmente quando falamos, por exemplo, em carros elétricos.

Relembre 5 invenções que transformaram a indústria automotiva, listadas pela Webmotors.

Airbags

O site conta que o desenvolvimento do airbag começou com testes em modelos de marcas como Ford e Oldsmobile, mas que esses esforços não prosperaram na época na indústria automotiva. Porém, em 1971 a Mercedez-Benz patenteou o airbag como conhecemos, e em 1981 o modelo Classe S incorporou este recurso em seus itens de série.

Freios ABS

Robert Bosch concebeu o primeiro ABS, ou o sistema de freio antibloqueio, que foi refinado e testado em um carro de passageiro em 1964. Após aperfeiçoamentos, os freios ABS foram lançados no Mercedes Classe S e BMW Série 7 em 1978, revela o Webmotors.

ESP

O controle de estabilidade (ESP) é o sistema moldado a partir da incorporação do ABS, e foi feito a partir da marca Mercedes ao lado da Bosch. O sistema evoluiu até não precisar de outros sistemas como direção e freios, atuando de forma independente com base nas oscilações da carroceria.

Câmbio automático

Foi no final do século 19 que a primeira caixa de câmbio semiautomática foi patenteada, mas apenas a partir da década de 1940 a primeira transmissão 100% automatizada começou a ser comercializada em modelos Cadillac, conta o site.

Ar-condicionado

Não consegue imaginar um carro sem ar-condicionado? Pois o Webmotors conta que esse sistema de refrigeração nos carros surgiu em paralelo aos sistemas de conservação de alimentos. Apesar de controvérsias sobre a invenção, em 1939 a Packard passou a oferecer ar-condicionado no modelo 120.

Se você quer saber mais sobre tudo o que acontece na indústria automotiva, assine a newsletter da AMTS Brasil!